quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia Mundial das Aves Migratórias - 9 de Maio


O Dia Mundial das Aves Migratórias foi criado para homenagear um dos mais grandiosos fenómenos da Natureza. No entanto, as celebrações deste dia têm vindo a ser ensombradas pelo número crescente de estudos e relatórios indicando que as populações destas aves estão em declínio à escala mundial.

A Organização das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade. A diversidade biológica do nosso planeta é muito rica e surpreendente pois é o resultado de milhões de anos de evolução que forma a complexa teia da vida, da qual fazemos parte e na qual somos totalmente dependentes. A humanidade depende dessa diversidade, porque ela fornece-nos alimentos, combustíveis, remédios e outros itens essenciais. 

Portugal abriga anualmente centenas de milhares de aves migratórias durante a época de reprodução ou como local de paragem entre o norte da Europa e o continente Africano. Áreas como os estuários do Tejo e do Sado, as rias Formosa e de Aveiro, as lagoas costeiras de Santo André e dos Salgados ou as arribas costeiras dos Açores e da Madeira são todos os anos colonizados por milhares de aves aquáticas migratórias de dezenas de espécies diferentes, muitas delas ameaçadas e com populações cada vez mais reduzidas.
Para salvar as aves migratórias é necessário conservar os seus habitats, porque os pássaros são encontrados quase em toda parte do mundo, existindo mais de 10.000 espécies identificadas. Se uma espécie de ave se torna ameaçada de extinção é um sinal claro que as condições do próprio ecossistema mudaram e que as outras espécies que dependem deste ecossistema podem estar a ser afectadas também. Proteger todas as espécies, é essencial, porque uma espécie ao extinguir-se afecta todo ecossistema.


Daniel Azevedo nº6  3ºA

1 comentário: