segunda-feira, 20 de maio de 2013

“Os povos mais antigos do mundo”


Identificar nos dias de hoje quais os povos mais antigos do mundo, requer a compilação de variada informação, uma vez que existem muitas pesquisas, relatórios e trabalhos sobre o tema, e por vezes a informação é contraditória.


A África é o território terrestre habitado há mais tempo, e supõe-se que foi neste continente que a espécie humana surgiu. Os humanos são primatas e surgiram vestígios em África, de duas espécies que pertenceram aos primórdios da evolução hominídea (fósseis).


No entanto a história do mundo, só ficou documentada com o aparecimento do homo sapiens, tendo a capacidade necessária para efetuar tais registos através da escrita. Os primeiros registos surgiram no Egito.

A cor da pele dos primeiros povos era negra (o termo negro foi introduzido pelos espanhóis no Séc. X) ou amarelada, uma vez que os egípcios são africanos e de cor amarelada.


No mundo atual existem pessoas com diferentes cores de pele, que variam entre o quase preto (alta concentração de melanina) e o rosado (vasos sanguíneos sob a pele). A variação da cor da pele ocorre na sua maior parte devido à genética, isto é, os filhos parecem-se com os seus progenitores. Assim, nos cinco continentes temos marcas bem visíveis de diferentes tipos de cor. Os povos equatoriais, com maior exposição solar têm uma pigmentação mais escura (Africa, Asia, América do sul), os povos subequatoriais, com menor exposição solar têm uma pigmentação mais clara (Europa, América do Norte).

Duarte Soares, 3º A

1 comentário: