quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Visita aos Bombeiros Voluntários de Esposende





No dia 20 de novembro, pelas 9.30 h, os alunos da EB1 de Esposende do 3º A, saíram da escola para fazer uma visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Esposende.
 Como trabalho de casa já tínhamos preparado as perguntas que iríamos colocar.
Fomos recebidos por dois Bombeiros - o senhor Júlio e o senhor Paulo, sendo este último, pai da Joana que é nossa colega.
Fomos então encaminhados para uma sala onde assistimos a dois vídeos - um sobre a atividade dos Bombeiros de Esposende e outro sobre sismos.
Seguidamente começámos a colocar as nossas questões, e eram muitas!
Ficámos a saber que este quartel foi construído em 1986, tem 28 carros, 80 bombeiros, 15 dos quais são mulheres e 9 ambulâncias.
Estes "Soldados da Paz", treinam 150 horas por ano. Atendem mais chamadas para acudir a incêndios florestais e menos para incêndios urbanos. Só no ano passado acorreram a 10 fogos no concelho de Esposende.
Claro que os bombeiros têm muitas outras funções: socorrer em caso de acidente, afogamentos, sismos e outras tragédias naturais.
Acontece com relativa frequência o apoio e ajuda às grávidas que entram em trabalho de parto, antes de chegarem ao hospital. Há um mês e meio, o senhor Paulo ajudou, na ambulância, uma senhora a dar à luz um belo rapazinho.
Também fomos esclarecidos sobre os diferentes toques da sirene.
Na turma, houve vários alunos que manifestaram vontade de mais tarde serem bombeiros. Foi-lhes explicado que precisavam de ter mais de 18 anos, menos de 35 e gostar da profissão.
Depois de visitar as instalações e os diferentes equipamentos, demos por terminada a nossa visita.
Tomámos consciência de que esta é uma profissão difícil e perigosa, e que os "Soldados da Paz" arriscam muitas vezes a sua própria vida para salvar o próximo.

Trabalho coletivo - 3º A


1 comentário:

  1. A visita da nossa turma

    No dia 20 de Novembro de 2012, a nossa turma foi visitar o Quartel dos bombeiros de Esposende, no Largo dos Bombeiros.

    Fomos para lá às 9 horas em ponto.. Quando chegamos fomos para uma sala de estar e vimos um vídeo sobre os Bombeiros de Esposende. Vimos capacetes, um barco, carros, uma mota de água, etc. Por fim, vimos a torre onde os bombeiros trepam.
    Gostei muito. Quando for grande quero ser bombeiro.

    Bruno Barros Fernandes

    ResponderEliminar