domingo, 14 de julho de 2013

Livros para férias




 ...
Para o 3.º ano, sugerimos, por exemplo, o livro "O Senhor do seu Nariz e outras Histórias" de Álvaro Magalhães ou, então, os "Contos para a Infância" de Guerra Junqueiro.
Se a criança preferir a poesia, uma boa escolha é o livro de Matilde Rosa Araújo, "As Fadas Verdes" ou os "Poemas da Mentira e da Verdade" de Luísa Ducla Soares. A tradução de "As Aventuras de Pinóquio" de Carlo Collodi é igualmente uma ótima opção.
Uma vez que a progressão da leitura se faz em espiral, à medida que a criança cresce, torna-se cada vez mais autónoma na leitura. Assim, poderá assumir o papel de leitor, lendo para a família, de forma expressiva, os textos ou livros que escolheu, depois de se preparar devidamente.
Então, para o 4.º ano, recomendamos os "Contos de Andersen" (preferencialmente traduzidos por Silva Duarte) de Hans Christian Andersen.
Caso prefira a poesia, uma boa escolha é o livro "Versos de Cacaracá" de António Manuel Couto Viana ou "Mistérios" de Matilde Rosa Araújo.
Um outro exercício do agrado das crianças é a dramatização de peças de teatro. Este tempo de férias é propício a esta atividade e para o efeito poder-se-á optar por "Teatro às Três Pancadas" de António Torrado.
Devemos, pois, tudo fazer para que as nossas crianças leiam e pratiquem intensivamente a leitura, tanto oral como silenciosa. Começar cedo é o melhor caminho e nas férias a melhor forma de ser feliz.
Na próxima semana, faremos algumas sugestões para o 2.º Ciclo.

Lúcia Vaz Pedro - Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário