quinta-feira, 8 de março de 2012

Encontro com o escritor José Vaz - 1 de março.

Notícia: É um texto com caraterísticas específicas. O primeiro parágrafo deve responder a quatro questões: quem, o quê, quando e onde.

Os alunos da Eb1 de Esposende e de outras escolas do concelho, encontraram-se na Biblioteca do Agrupamento com o escritor José Vaz, no dia 1 de março, pelas 9horas e 30 minutos.
Na Biblioteca fomos recebidos pela Professora Alice Fangueirinho que nos encaminhou aos nossos lugares.
Duas meninas de outra turma da nossa escola leram a pesquisa efetuada sobre o autor, e os alunos de Gemeses cantaram uma canção relacionada com a importância dos livros.
A nossa turma, que tinha trabalhado a obra "O livro das contas e dos contos", e feito uma pesquisa sobre o escritor, levou escritas muitas perguntas para fazer. Infelizmente poucas puderam ser respondidas porque o tempo era pouco. Mesmo assim, ficámos a saber que o escritor começou a trabalhar aos 11 anos porque, para além de haver poucas escolas naquela época, tinha que ajudar a família com o seu trabalho. Voltou a estudar aos 22 anos.
Questionado sobre a obra que gostou mais de escrever respondeu que foi "Sonhar com borboletas azuis", tendo ganho um prémio.
"O livro das contas e dos contos", fala de uma grande biblioteca, guardada numa cave.
Um dia foi lá parar um livro sujo, comprido, velho e gasto, que não tinha histórias escritas, mas sim nomes e contas das pessoas que compravam os mais diversos produtos na drogaria. Logo os restantes livros se agitaram, ofendidos pela presença de um livro diferente, sem cor e sem histórias. Só a "Divina Comédia" e o livro de História se dignaram lê-lo. Concluíram que aquele livro contava a história de pessoas que compravam os produtos, e que, não tendo dinheiro para os pagar, ficavam a dever. Algumas demoravam cerca de dois anos a pagar as suas dívidas, outras nunca o chegaram a fazer, mas o dono que era um homem bom, sempre lhes fornecia aquilo que elas precisavam.
O responsável pela Biblioteca era o Sr. Tomás e tratava os livros por "meninos".
Quisemos saber porquê. José Vaz explicou-nos que, para o autor, os livros e os meninos são as coisas mais importantes da vida.
Os livros guardados na cave estavam sempre ansiosos por subir de elevador e ver os olhos dos leitores. Sabem porquê? Porque queriam ser lidos, queriam contar as suas histórias, queriam comunicar.
E como o tempo passou muito rápido, chegou a hora dos autógrafos e o regresso à nossa escola.


Trabalho coletivo 2º E.

Sem comentários:

Enviar um comentário